Black Friday 2013 terá código de ética

JPG Genérico 300x250

A Black Friday 2013 terá uma novidade, em relação às edições anteriores. Após as críticas dos consumidores sobre “maquiagem de preços”, na Black Friday do ano passado, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) criou um código de ética para incentivar as lojas a adotar boas práticas nessa edição.

As lojas que aderirem ao código se comprometem a fornecer informações claras, corretas e precisas aos consumidores sobre as promoções.

Na Black Friday 2012, vários consumidores reclamaram da “maquiagem de preços” praticada por alguns sites (aumentavam os preços dos produtos, alguns dias antes, para reduzi-los na data do evento). Dessa forma, o desconto era apenas uma ilusão, já que os preços haviam sido elevados dias antes.

Houve cerca de 8.000 queixas, no site Reclame Aqui, referente à essas condutas adotadas por algumas empresas no ano passado.

Código de Ética

Segundo Ludovino Lopes, presidente da Camara-e.net, a empresa que se interessar em aderir ao código deve preencher um formulário e passar por uma avaliação, frente ao conselho, que será encarregado de decidir se aceita ou não a sua adesão. O conselho irá analisar se a empresa segue as normas atuais do comércio eletrônico, bem como o seu histórico de reclamações.

JPG Genérico 300x250    

Até o presente momento, mais de 20 empresas já demonstraram interesse em participar do código, preenchendo o formulário de adesão. Se a empresa for aprovada, ela poderá usar o “Selo Black Friday Seguro” em seu site (que identificará a adesão ao código).

Embora seja uma adesão voluntária, o selo irá demonstrar o comprometimento da loja em atuar de forma transparente. Caso a empresa descumpra as regras, poderá sofrer suspensão temporária ou definitiva do evento, além de ter cassado o direito de utilização do selo.

Black Friday 2013 (4ª Edição)

black friday 2013 terá código de éticaA Black Friday 2013 – 4ª edição do evento – acontecerá na sexta-feira, dia 29, e terá duração de 24 horas. Na edição deste ano, espera-se um faturamento de R$ 340 milhões em todo o comércio eletrônico.

Fonte: Folha

Imagem: Free Digital Photos

GIF - Games - 300x250
       
Opt In Image
Receba as Melhores Ofertas da Black Friday por E-mail!

Cadastre seu e-mail abaixo para receber as melhores ofertas da Black Friday diretamente na sua caixa de entrada!

Seu e-mail não será compartilhado e não enviaremos nenhum SPAM. : )