Nesta quarta-feira, 18 de março, acontece uma edição antecipada da Black Friday Brasil 2016, com mais de 500 sites oferecendo descontos em produtos.
O Dia do Consumidor Brasil, como é chamada a data – em homenagem ao dia mundial do consumidor (15/03), acontece pelo segundo ano consecutivo. É uma tentativa do comércio de aquecer as vendas no período.
Com maior participação de lojas virtuais, como Americanas, Magazine Luiza, Submarino, Casas Bahia etc., as lojas físicas também participarão da ação de vendas, como é o caso do Ponto Frio e das redes Fast Shop.
Os descontos nos produtos podem chegar a até 80%, segundo a Buscapé Company, empresa que organiza essa Black Friday fora de época.
A expectativa é que o e-commerce movimente mais de 278 milhões de reais, apenas nesse dia. Em comparação ao valor movimentado na Black Friday “oficial”, que ocorre em novembro (1,16 bilhão – em 2014), é bem mais baixo. No entanto, em um momento econômico complicado do país, é um número bastante expressivo.
Dicas para a Black Friday de Março de 2016
Antes de comprar, faça uma pesquisa sobre a loja que está vendendo o produto. Sites como o Reclame Aqui e o Procon podem ser de grande valia nessa hora.
Veja também se a loja possui endereço físico, telefone, CNPJ. Você pode, inclusive, consultar o CNPJ no site da Receita Federal, para ver a situação da empresa.
Por fim, confira bem a forma de pagamento, o prazo de entrega e a política de devolução e troca de produtos.
Previna-se contra fraudes
Na hora de efetuar as compras, não utilize computadores de lan houses ou mesmo sinais de wi-fi de redes abertas e/ou desconhecidas, pois isso pode facilitar a exposição de seus dados pessoais e de crédito. Prefira sempre utilizar o computador pessoal, conectado à uma rede de internet confiável.
Quando for escolher a forma de pagamento, dê preferência ao cartão de crédito, ou às plataformas de pagamento online, como PayPal, PagSeguro etc. Isso porque, é bem mais fácil conseguir o dinheiro de volta, em eventual cancelamento de uma compra.
Por último, salve ou imprima todos os passos da compra, os e-mails de confirmação etc. E sempre desconfie de “ofertas milagrosas”, pois os produtos podem ser falsificados, ou pior, pode se tratar de produtos roubados e até mesmo não existir produto algum, e você acabar recebendo outra coisa ao invés do produto adquirido.