Diretamente do túnel do tempo: três utilidades para cadernos que merecem ser resgatadas

Ofertas Kabum

Mais do que nunca, a tecnologia é uma grande parte da nossa vida cotidiana. De celulares a sistemas de segurança, os eletrônicos estão por toda parte, desempenhando funções das mais diversas variações.

E, claro, muitas dessas funções são realmente insubstituíveis por meios analógicos, e nossa intenção não é, necessariamente, reclamar do fato da tecnologia ter se tornado algo tão fundamental na vida moderna. Afinal, ela possibilitou muitos avanços na sociedade, tanto nas áreas como a ciência e a medicina quanto na qualidade e praticidade da nossa vida em um modo geral.

Mas, ainda assim, existem coisas que nenhum celular, computador ou site substituem! A lista de tradições e hábitos que só os meios analógicos proporcionam é enorme, principalmente quando falamos de um dos itens mais úteis do mundo: o caderno!

3 utilidades para o caderno

3 Utilidades para Cadernos

Com tantos formatos diferentes, um bom caderno pode desempenhar uma série de funções no nosso cotidiano, das mais simples às mais importantes. E para aproveitar o clima todo nostálgico que permeia essa época entre o fim de um ano e o começo de outro, separamos três usos tradicionais do caderno que foram um pouco esquecidas pelo tempo (e pelos celulares), mas que adoraríamos ver resgatadas. Vem com a gente e confira!


Caderno de anotações

Essa é clássica e nem-tão-esquecida assim, mas é tão útil e tradicional que achamos válido mencionar mesmo assim! O caderno de anotações é um item super útil para ter sempre na bolsa, na mochila, na mesa do trabalho e etc, seja para lembretes, para informações importantes que você não pode esquecer, seja para explicar um conceito ilustrativo… Os usos são vários!

Justamente por ser um modelo tão flexível, os cadernos sem pauta geralmente são as melhores opções para servir como caderno de anotações. Para uma versão para a bolsa ou mochila, dê preferência a um caderno pequeno, e para deixar na mesa do trabalho, o caderno médio é bem prático.


Caderno de perguntas e respostas

Se você nasceu no mínimo antes dos anos 2000, com certeza vai se lembrar, ainda que vagamente, da tradição do caderno de perguntas. Muito popular entre escolas de todo o país desde meados da década de 80, ele era um caderno comum, mas separado especialmente para essa brincadeira, que fazia sucesso principalmente nas salas de aula (e até mesmo em toda a escola!).

A brincadeira era simples: o dono escrevia uma pergunta diferente em cada folha de caderno, e passava o caderno para outras pessoas responderem às várias perguntas. Cada pessoa era assinalada um número de acordo com a ordem de resposta (por exemplo, se a Ana foi a quarta pessoa a responder, então todas as respostas no número 4 são da Ana), e respondia todas as perguntas do caderno.

Cada pessoa decidia por sua conta e risco o seu nível de honestidade nessas respostas, e muitas vezes, elas acabavam por se tornar fontes de várias fofocas entre amigos e colegas.

Muitos desses cadernos de perguntas para os amigos responderem ficaram guardados como lembranças, e lidos por seus donos mesmo muitos anos depois, principalmente em reuniões com os amigos da época, arrancando risadas e despertando conversas sobre acontecimentos e boas memórias.


Caderno de receitas

Praticamente toda família tem aquela receita especial, que foi passada de geração para geração, e que só o cheirinho já resgata aquela sensação de familiaridade e aconchego. E um dos maiores responsáveis por manter essa tradição viva é o famoso caderno de receitas.

Escrito principalmente a mão e cheio de toques especiais e dicas que fazem toda a diferença nos sabores, aromas e texturas, os cadernos de receita personalizados de antigamente eram a principal maneira de armazenar suas receitas favoritas e também de aprender novas, com muitos deles sendo passados fisicamente entre gerações.

O caderno é um dos itens mais práticos do mundo, e ter um por perto é sempre uma boa ideia. E você, tem mais algum uso para ele que gostaria de ver resgatado? Conta para a gente aqui nos comentários!