6 dicas para não ser enganado na Black Friday

JPG Genérico 300x250

Na 4ª sexta-feira do mês de novembro, acontece a famosa liquidação de produtos conhecida como Black Friday.

Já tradicional nos Estados Unidos, a ação de vendas vem ganhando força no Brasil nos últimos anos. Com cada vez mais lojas participantes, os descontos nos produtos podem chegar a até 70%.

Contudo, por causa do grande volume de transações nesse dia, a data é explorada também pelos criminosos cibernéticos, que buscam atrair os consumidores mais desatentos.

Eles criam sites falsos, muito semelhantes aos portais das grandes lojas, com a finalidade de enganar o consumidor e obter dados de cartões de crédito, dados bancários etc.

Veja, abaixo, algumas dicas para não ser enganado na Black Friday:

1 – Endereço

Certifique-se que o endereço (URL) do site que você está comprando é o mesmo da loja (Ex.: www.nomedaloja.com.br).

Cuidado com endereços que tenham o nome da loja, mas que estão inseridos em outro site (Ex.: nomedaloja.sitefalso.com.br). Nesse exemplo, você estaria se conectando ao “sitefalso.com.br”, que está disfarçado com o nome da loja em um subdomínio.

2 – Conexão segura

As lojas online mais sérias utilizam um sistema de criptografia dos dados dos consumidores, que dificulta a interceptação por parte de criminosos. Para saber se o site que você está comprando possui esse sistema, basta verificar na barra de endereços do navegador se a URL do site começa com “https://”.

Se possuir a letra “s”, é porque o site utiliza a criptografia dos dados. Se for apenas “http://”, a loja não utiliza esse sistema e os dados fornecidos por você na hora da compra podem estar vulneráveis.

dicas para não ser enganado na black friday

JPG Genérico 300x250    

3 – Observe os sinais

Os navegadores (Google Chrome, Firefox etc) sinalizam quando uma conexão é segura e leva a um site com identidade confirmada. Quando esse é o caso, aparece o símbolo de um cadeado fechado (antes do endereço do site).

Ao clicar no símbolo do cadeado, podem ser observadas diversas informações sobre a segurança do site.

4 – Procure o selo

No caso das lojas menos conhecidas, é recomendável buscar por um selo de segurança no site, para garantir que se trata de um site real. Clicando no selo, é possível obter mais informações, inclusive se o mesmo é emitido por uma empresa certificadora idônea.

Isso é importante, pois em sites falsos também podem haver selos falsos.

segurança na black friday site blindado

5 – Cuidado com a senha

A utilização de senhas fracas acaba expondo o consumidor a riscos maiores. Por isso, ao criar a sua senha, faça uso de uma combinação entre letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos (@, #, $, % etc).

6 – Faça uma busca

No caso de você não conhecer a loja na qual está pensando em comprar, faça uma pesquisa na internet sobre ela. Procure por reclamações de outros compradores, pela reputação da empresa etc.

Além disso, sempre desconfie daquele tipo de oferta que parece “boa demais pra ser verdade”, porque algumas vezes é exatamente isso o que ela é. Nesse caso, é preciso redobrar os cuidados.

Na dúvida, não faça a compra antes de uma extensa pesquisa na internet e nas redes sociais sobre a loja.

Fonte: Exame

Imagens: Reprodução

GIF - Games - 300x250
       
Opt In Image
Receba as Melhores Ofertas da Black Friday por E-mail!

Cadastre seu e-mail abaixo para receber as melhores ofertas da Black Friday diretamente na sua caixa de entrada!

Seu e-mail não será compartilhado e não enviaremos nenhum SPAM. : )

Sem Comentários